20170831_058-Editar

23 de outubro de 2017

Semana Criativa de Tiradentes

A Semana Criativa de Tiradentes, projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas, vai reunir na cidade mineira artesãos habilidosos e renomados designers brasileiros para promover o intercâmbio de conhecimento e levar frescor e renovação para o artesanato local.

Em sua primeira edição, o evento que acontece de 26 a 29 de outubro tem também como objetivo fomentar a economia e estimular o empreendedorismo.

O evento vai homenagear, através da exposição de móveis e objetos, Antonio Carlos Bech, o Toti, que no início dos anos 1990, com artesãos de Bichinho, vilarejo próximo a Tiradentes, criou a Oficina de Agosto. Toti criou um estilo, formou artesãos, gerou nova fonte de renda para as famílias locais e deu novo significado ao artesanato da região.

 ”A Semana Criativa é dividida em vários módulos, que incluem, além do laboratório de designers com artesãos locais para que troquem conhecimento e produzam juntos; palestras e bate-papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição… O objetivo é que, no futuro, Tiradentes também seja reconhecida por ser um importante polo de discussão de economia criativa, assim como o é em outros segmentos”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Os designers convidados são Daniela Karam; Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu); Paulo Alves; e a dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (do estúdio Nada se leva). Os artesãos confirmados são: a bordadeira dona Maria; dona Lilia, que produz as cruzes de Tiradentes; o marceneiro e serralheiro Wagner Trindade; o escultor de arte sacra Rondinelly Santos; e o escultor em pedra-sabão Expedito Jonas de Jesus.

 

 

A Semana Criativa de Tiradentes

De 26 a 29 de Outubro

Tiradentes

Lab; Fórum; Workshops; Feira de Criativos; Agulhaço; Cultura Maker; Ações Criativas; Homenagem.

Designers+artesãos: De-pé GuilhermeLeite Daniela-Karam PauloAlves Rondinelli Wagner.- Sentados: Maria-Fernanda Expedito Dna-Lilia Maria Andre Leite - credito João Bertholini

Junior, Toti, Simone, Maria Fernanda, Daniela, Guilherme, Andre. creditoJoão-Bertholini.

 

 

Comentários

comments

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments