GTV-HIDEOUT LOUNGE CHAIR-design Front-6

1 de outubro de 2018

A renovação de uma marca

Michel Thonet desenhou em 1850 cadeiras para as salas do Palácio barroco de Schwarzenberg, em Viena, numa tentativa de deixar de fora a madeira colada. Elas foram produzidas em madeira curvada a vapor de agua e torneadas em moldes metálicos, antes de secar.

Esse processo foi patenteado e, em plena produção industrial na Europa, as cadeiras Thonet começaram a ser produzidas em série. O primeiro modelo em madeira curvada e assento em palha entrelaçada ficou conhecido como Chair nº1. Tal foi o seu sucesso, que essa cadeira foi rebatizada como Thonet ou cadeira Vienense. Está em produção continua há mais de um século.

Depois dela vieram modelos similares, até à nº14 datada de 1860, e ainda assinada por Michael Thonet.

A seguir, muitos arquitetos e designers célebres no panorama vienense desenharam outros modelos e o mobiliário Thonet transformou-se num ícone do Design do Séc. XIX.

Em 1976, a marca renasce com a designação de Gebrüder Thonet Vienna, acrescentando a cidade de nascimento ao nome da marca e cruzando essa herança história com a visão de alguns arquitetos e designers contemporâneos.

Na 5ª geração da família Thonet há mais de 20 modelos de cadeiras que são consideradas clássicos, além de peças assinadas pelas duplas internacionais  como as Front, os Gam Fratesi e os Lucivi Pevere, ou ainda os designers Gordon Guillaumier, Michele de Lucchi e Nigel Coates que trazem um traço mais excêntrico com a matriz da marca: A madeira curvada, com todo o seu charme e elegância!

A QuartoSala é representante oficial da marca em Lisboa.

 

Gebruder Thonet Chignon

 

Design Michel Thonet

Chignon Design

 

 

Comentários

comments

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments