arq_86933

8 de maio de 2017

Arte indígena

O livro “Bancos Indígenas do Brasil” da editora BEI, faz uma análise da produção indígena em madeira, refletida na mudança do desenho ao longo do tempo. Uma arte em constante evolução, baseada no traço autoral de artistas de diversas regiões do Brasil.

A publicação é resultado do trabalho colaborativo de especialistas de várias áreas, como a designer Claudia Moreira Salles, o artista plástico Sergio Fingermann, a curadora e consultora de design Giovanna Massoni, de Bruxelas e Cristiana Barreto, arqueóloga da Universidade de São Paulo.

O livro foi lançada na Dpot Objeto, loja especializada em artesanato brasileiro, que na ocasião também apresentou a coleção de bolsas e acessórios criada com exclusividade para a loja pela designer Cris Pereira Barreto, que trabalha com artesanato no Brasil e na África.

As peças foram desenvolvidas tendo como base tecidos indígenas adquiridos pela designer paulistana em uma de suas visitas aos índios Kayapós. Todos os desenhos são originais e a pintura nos tecidos é feita da mesma forma como se pinta o corpo. Na tradição local, é uma forma de transmitir a cultura Kayapó às futuras gerações.

 

Comentários

comments

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments